Quinteto À-Vent-Garde
Compositores Portugueses Séc. XX

Descrição: Quinteto À-Vent-Garde | Música Clássica " Compositores Portugueses Séc. XX "

O nosso nome não é apenas um jogo de palavras: para nós, os sopros estão no centro da vanguarda. Devemo-lo a Stravinsky, Débussy, Bartók ou Schönberg, para citar apenas aqueles que a História não se atreve a refutar, e tudo faremos para amortizar diariamente a nossa dívida. Honramos o passado, acolhemos o futuro. Mas o nosso tempo é o presente, pois, como adverte Borges, «todas as coisas sucedem a uma pessoa precisamente agora. Passam séculos e séculos e só no presente acontecem os factos».

Fundado em Lisboa no ano de 2002, por cinco jovens instrumentistas oriundos de vários pontos do país, o quinteto Avent-garde formou-se na classe de Música de Câmara da Escola Superior de Música de Lisboa inicialmente com o professor Afonso Malão, sendo posteriormente orientado pelos professores Olga Prats e Nuno Inácio, com os quais finalizou Música de Câmara com classificação máxima.
O seu primeiro concerto ocorreu em Dezembro de 2002, no Palácio da Independência, em Lisboa, tendo sido apadrinhado pela Compositora Maria de Lourdes Martins. Apresentou-se também em Alcobaça, Minde e no Teatro S. Luiz em Lisboa, onde estreou uma peça do Compositor Nuno Campos, escrita especialmente para esta formação. Em Dezembro de 2004, apresentou-se em recital na Embaixada Britânica e na Homenagem ao compositor Fernando Lopes-Graça.
Em Maio de 2005, abriu o 3.º Festival de Música da Escola Superior de Música de Lisboa no Teatro Municipal de São Luiz e no mês seguinte apresentou-se na Casa da Música no Porto. Em Setembro do mesmo ano, inaugurou o Auditório Adácio Pestana em Tarouca. Em Setembro de 2006, actuou no Teatro Sá Miranda, em Viana do Castelo e no Teatro D. Maria II, num concerto gravado para a Antena 2 da RDP.
Actuamos em festivais, casamentos, entre outros espaços de espectáculo para os seus eventos.

Performance: Musica Classica

Actua desde: 2002

Membros: Ricardo Santos - Fagote
Rui Maia - Flauta
Paulo Areias - Oboé
Ricardo Henriques - Clarinete
Edgar Marques - Trompa

Actua Em: Lisboa, Estrangeiro

Preço de contratação: Contacte-me

Membro Portal de Artistas desde: 07-2011

Categoria Principal: Sopro

Categorias adicionais: Espectaculos

Estilo principal: Classica

Estilos adicionais: Contemporaneo

Tipos de eventos: Festival Festa de Empresa

Audio

Não foram adicionados ficheiros audio...

Calendário de Eventos

Sem eventos agendados...