Quinteto À-Vent-Garde
Compositores Portugueses Séc. XX

Descrição: Quinteto À-Vent-Garde | Música Clássica " Compositores Portugueses Séc. XX "

O nosso nome não é apenas um jogo de palavras: para nós, os sopros estão no centro da vanguarda. Devemo-lo a Stravinsky, Débussy, Bartók ou Schönberg, para citar apenas aqueles que a História não se atreve a refutar, e tudo faremos para amortizar diariamente a nossa dívida. Honramos o passado, acolhemos o futuro. Mas o nosso tempo é o presente, pois, como adverte Borges, «todas as coisas sucedem a uma pessoa precisamente agora. Passam séculos e séculos e só no presente acontecem os factos».

Fundado em Lisboa no ano de 2002, por cinco jovens instrumentistas oriundos de vários pontos do país, o quinteto Avent-garde formou-se na classe de Música de Câmara da Escola Superior de Música de Lisboa inicialmente com o professor Afonso Malão, sendo posteriormente orientado pelos professores Olga Prats e Nuno Inácio, com os quais finalizou Música de Câmara com classificação máxima.
O seu primeiro concerto ocorreu em Dezembro de 2002, no Palácio da Independência, em Lisboa, tendo sido apadrinhado pela Compositora Maria de Lourdes Martins. Apresentou-se também em Alcobaça, Minde e no Teatro S. Luiz em Lisboa, onde estreou uma peça do Compositor Nuno Campos, escrita especialmente para esta formação. Em Dezembro de 2004, apresentou-se em recital na Embaixada Britânica e na Homenagem ao compositor Fernando Lopes-Graça.
Em Maio de 2005, abriu o 3.º Festival de Música da Escola Superior de Música de Lisboa no Teatro Municipal de São Luiz e no mês seguinte apresentou-se na Casa da Música no Porto. Em Setembro do mesmo ano, inaugurou o Auditório Adácio Pestana em Tarouca. Em Setembro de 2006, actuou no Teatro Sá Miranda, em Viana do Castelo e no Teatro D. Maria II, num concerto gravado para a Antena 2 da RDP.
Actuamos em festivais, casamentos, entre outros espaços de espectáculo para os seus eventos.

Influências: Em Dezembro de 2004, realizou uma master-classe com Felix Renggli, professor da Escola Superior de Música de Freiburg. Em Abril de 2005, teve a oportunidade de trabalhar com Christian Wetzel, professor da Escola Superior Música de Leipzig e em Maio do mesmo ano, recebeu orientação artística
por Avedis Kouyoumdjian, professor do Joseph Haydn Institut.
Em 2006, trabalhou com Ettiene Lamaison, professor da Academia Nacional Superior de Orquestra.
Em Maio de 2007, terminou uma especialização em Música de Câmara no Instituto Internacional de Música de Câmara de Madrid no departamento de sopros dirigido pelo professor Hänsjorg Schellenberger.
Como alunos deste Instituto integraram as classe de Jacques Zoon, Hansjörg Schellenberger, Eduard Brunner, Radovan Vlatkovic, e KlausThunemann e realizaram master-classes com Maurice Bourgue ,Jaime Martín, Karl Heinz Steffens e Hugh Seenan.
Consequentemente, foram membros da Orquesta de Câmara de la Reina Sofia sob a direcção de Ralph Gothoni, Hansjörg Schellenberger, Jesus Lopez Cóbos e Antoni Rós Marbá.
Nos últimos anos, o Quinteto Avent-garde, tem vindo a colaborar com o Teatro Nacional de São Carlos onde realizou vários concertos integrados em dois ciclos de Música de Câmara, que tiveram como temas “Europa em Música” e “3 Temas, 3 Concertos”. Em 2007, o Quinteto Avent-garde apresentou-se com regularidade nas principais salas de Espanha destacando-se o Auditório Nacional de Madrid, num concerto gravado pela TVE, o Festival de Teatro de Almagro, o Teatro Cervantes de Málaga e os “Encuentros y Academia de Música de Santander”.

Performance: Musica Classica

Actua desde: 2002

Membros: Ricardo Santos - Fagote
Rui Maia - Flauta
Paulo Areias - Oboé
Ricardo Henriques - Clarinete
Edgar Marques - Trompa

Actua Em: Lisboa, Estrangeiro

Membro Portal de Artistas desde: 07-2011

Categoria Principal: Sopro

Categorias adicionais: Espectaculos

Estilo principal: Classica

Estilos adicionais: Contemporaneo

Tipos de eventos: Festival Festa de Empresa

Audio

Não foram adicionados ficheiros audio...

Calendário de Eventos

Sem eventos agendados...