Descrição: A Associação Cultural e Juvenil Batoto Yetu Portugal trabalha com jovens e crianças interessados na cultura africana, provenientes de meios económicos mais ou menos desfavoráveis. A filosofia da associação baseia-se na convicção de que, independentemente das condições económicas e sociais de cada pessoa, o (re)conhecimento e valorização das suas raízes culturais é um fator essencial para a consolidação da sua autoestima e sentimento de pertença. Os espetáculos de dança e percussão africana são a principal atividade artística da Associação e as receitas provenientes da realização dos espetáculos são sempre reinvestidas na capacitação técnica, artística e logística da Associação.
Em 2014 a Associação iniciou uma nova aposta para alargar o seu leque de atividades e aprofundar o seu impacto social na comunidade: oficinas e atuações de Fado dançado.
O Fado, cujas origens nas mourarias de Lisboa têm como palavras embrionárias o “Khado” (mourisco que significa “cantilena”) e o “Fatum” (Latim que significa destino/fatalidade), teve os seus maiores momentos na “Lisboa boémia” de meados do séc. XIX. Nesse período o Fado esteve associado à dança com fortes influências afro-brasileiras, tendo surgido nos contextos populares de Lisboa como forma de retratar a vida do quotidiano. Em finais de 1926 o Fado deixa de ser dançado para passar a ser cantado, transformando-se num símbolo da identidade nacional (hoje Património Imaterial da Humanidade).
A apresentação deste conceito ajuda a Associação a contribuir para uma melhor compreensão da cultura portuguesa bem como para a divulgação da importância da cultura angolana, cabo-verdiana e brasileira no aparecimento e reconhecimento daquele que é considerado o maior património imaterial em Portugal.
Nas oficinas de percussão africana, os participantes são convidados a explorarem a música e o ritmo, tocando diversos instrumentos de percussão africanos (djembé, conga, dumba) e outros instrumentos complementares (checkerés).
Influências: angola, cabo verde, congo, guiné conacry, brasil, portugal, guiné bissau, africa do sul
Performance: Danças
Actua desde: 1996
Membros: gueladjo sané - percussionista
osvaldo pegudo - percussionista
pedro natal - percussionista
andre dez - percussionista
djuzé lino - percussionista
marlene - bailarina
ivone - bailarina
jessica - bailarina
liliana - bailarina
emilia amaral - bailarina
Actua Em: Lisboa, Porto
Membro Portal de Artistas desde: 12-2022
Categoria Principal: Africanas
Categorias adicionais: Animação
Estilo principal: Africana
Estilos adicionais: Europeias
Tipos de eventos: Festival _Indefinido
Calendário de Eventos
Sem eventos agendados...