Colectivo JAT - Janela Aberta Teatro
Descrição: O Colectivo JAT - Janela Aberta Teatro é um colectivo artístico e companhia de teatro, fundada em 2017 com base no Algarve.
Composto por artistas nacionais e internacionais, que usam o teatro como arte de transformação social, o colectivo é dirigido por Miguel Martins Pessoa e Diana Bernedo, actores, encenadores e formadores com sólida trajectória em Portugal e no estrangeiro e especializados em várias disciplinas teatrais como o Teatro Físico, o Mimo, a Pantomima, a Commedia dell'Arte, o Método Suzuki, os Viewpoints ou o jogo da Máscara.
A companhia caracteriza-se por criar um teatro que usa o corpo como máxima expressão, e uma estética própria, nos diferentes estilos das suas criações. Desde o seu nascimento, o JAT já desenvolveu várias criações e formações no Algarve, Lisboa e Espanha, nomeadamente no Gimnásio Clube de Faro, na Casa da Cultura de Loulé e no Teatro Municipal de Faro, Espaço CEM e ACCCA em Lisboa, e KunArte (Teatro Paraiso Antzerkia) no País Basco. Entre as suas variadas e originais criações destacam-se "Sons of evolution", "Asas de papel", "Morreu Pavarotti", "As bodas de prata do Conde Baldinski" e "Cinema Miami". Desde Novembro de 2017 teve nas suas oficinas mais de 90 alunos/as de todas as idades e mais de 500 espectadores assistiram aos espectáculos desde Abril de 2018. Outra das iniciativas do Colectivo JAT é o Grupo de Teatro Comunitário - Quarteira Fora da Caixa, um projecto social que conta já com cerca de 40 integrantes, dos 5 aos 85 anos, e tem o apoio a Junta de Freguesia de Quarteira. Actualmente a companhia encontram-se em processo de criação de um novo espectaculo em coprodução com o Teatro Municipal de Faro e o Cine-Teatro Louletano. Outras atividades são a organização de workshops e encontros com artistas nacionais e internacionais. O Colectivo JAT, utiliza a arte como ferramenta de transformação social e procura estimular o interesse pelo teatro, as artes performativas e a criação de novos públicos.
Influências: Para o seu trabalho artístico o Colectivo JAT inspira-se no cinema mudo, na música, na pintura, na fotografía, na dança, em trabalhos de encenadores como Robert Wilson, Tadashi Suzuki, Romeo Castellucci, Dimitris Papaioannou, Umbilical Brothers, o cinema de David Lynch, o cinema oriental, Monty Python, desenhos animados, entre muitos outros.
Performance: Artes do Espectaculo
Actua desde: 2017
Membros: Miguel Martins Pessoa - Responsável
Diana Bernedo - Responsável
Actua Em: Faro, Lisboa
Membro Portal de Artistas desde: 07-2018
Categoria Principal: Teatro
Categorias adicionais: Performance
Estilo principal: Não Se Aplica
Tipos de eventos: Eventos Culturais Animações de Rua
Calendário de Eventos
Sem eventos agendados...